A ligação entre estacas metálicas e blocos de concreto representa um desafio significativo tanto na prática de engenharia quanto no meio acadêmico, dada a escassez de estudos de caso documentados. Este trabalho apresenta uma investigação numérica tridimensional da interação estaca-bloco por meio do software ATENA, utilizando modelos constitutivos não lineares.
A modelagem do concreto baseou-se na abordagem de fissuração distribuída (“Smeared Crack Models”), permitindo a representação de diversos fenômenos associados ao comportamento do material. Foram considerados na análise aspectos como a não linearidade em compressão, critérios de ruptura biaxial, fratura em tração com base na mecânica da fratura não linear, degradação da resistência à compressão após fissuração, efeito de enrijecimento à tração e retenção de cisalhamento dependente da abertura das fissuras.
O estudo baseia-se em um caso real localizado em uma região litorânea do estado de São Paulo. A previsão numérica realizada ficou aderente ao ensaio contribuindo para o entendimento mais aprofundado do comportamento desse tipo de conexão e para a prevenção de falhas em aplicações futuras com o uso de modelos não lineares.