A Britagem para Compactos, em construção em Serra Sul, está elevando o padrão da engenharia nacional. Com 60 metros de altura, o Terramesh implantado no projeto supera obras de referência em países como Índia e Chile, consolidando Canaã dos Carajás como palco de inovação estrutural.
Segundo Poliana Pereira:
“Mais do que números impressionantes, essa entrega é fruto da colaboração entre Projetos e Operação, com soluções que otimizam recursos e fortalecem o plano de estéril do site.”
Desafios superados com inteligência e trabalho em equipe
- Estrutura com 60m de altura e inclinação de 84°
- Mais de 5 milhões de kg de aço aplicados com uma taxa armação média de 230kg/m3
- Fundação profunda com 583 estacas
- Logística intensa: +17 mil carretas recebidas, com picos de 100/dia
- Execução em forma trepante metálica, adaptada à geometria do prédio
- Alinhamento constante com todos os stakeholders envolvidos
O projeto, traz uma versão adaptada do Terramesh Verde, com microgrelha UV e estrutura resistente à abrasão, névoa salina, exposição solar e oxidação. Tudo isso pensado para suportar o tráfego intenso de caminhões fora de estrada e garantir segurança e durabilidade — com vida útil da geogrelha estimada em 120 anos.
A Britagem para Compactos é uma das maiores iniciativas estruturais da mineração brasileira.
A tecnologia de ponta deste projeto viabilizará a britagem do jaspilito, o que permitirá recuperar os finos como produto e enviar o material britado ao sistema Overland — mais eficiência, menos desperdício e maior aproveitamento do potencial mineral da área.